Há dois meses,fiz um trabalho em Técnicas de Jornalismo(matéria curricular do curso de Jornalismo da PUC/PR)sobre o mercado atual de shows no Brasil.Aproveitei e fiz algumas entrevistas para o mesmo.Fiquei enrolando para editar e colocar,mas agora está indo.Aproveitem.
Fernando Detoni de Paula - Mercado de Shows no Brasil
O mercado de shows tem estado aquecido na ultima década.Desde
a ultima década,a demanda por shows aumentou em 30%,assim como o preço dos
ingressos.Com o crescimento da economia,muitos festivais surgiram,e outros
vieram de fora como o Lollapalooza,festival criado há vinte anos por Perry
Farrell nos EUA,e o Sonar,festival que surgiu na Espanha em 1997.
O ano de 2012 foi o maior na historia do mercado.Segundo a
Folha de S.Paulo,cerca de 459 artistas diferentes visitaram o Brasil para fazer
shows.De sete anos para cá,a demanda tem crescido muito.
Mas ao que parece,a festa acabou.Com a grande
concorrência,vieram o aumento abusivo de cachês de artistas internacionais e
consequentemente de ingressos.A média de preços que era de R$ 35 em 2001 subiu
para R$ 175 em 2011.
Em consequência disso,shows com lotação esgotada se tornaram
raridade.Primeiro,foram os shows de Madonna e Lady Gaga,que tiveram carga de
espectadores de 50 e 80 mil pessoas,respectivamente,abaixo do esperado,mesmo
com promoções e até casos de venda casada de ingressos.Depois Jennifer Lopez
levou somente 5 mil pessoas.
Segundo o jornalista,produtor e um dos sócios do Cine
Jóia,Lucio Ribeiro,o mercado ficou aquecido “devido a uma conjuntura de
coisas,como o crescimento da economia,a quebra da industria fonográfica,que
precisou de uma nova fonte de renda e a internet,que ajudou na pesquisa e no
interesse das pessoas sobre as bandas novas”.A partir daí,se cresceu também os
cachês,o que ajudou a tornar mais caro o preço do ingresso.
“É uma conta difícil de fechar”,conta Lucio.”Você tem custos
para cobrir se você traz os Strokes dos EUA para tocar aqui,como
alimentação,traslado,transporte,aluguel de casa de shows e ainda a meia
entrada,e tem que dar lucro,senão é inviável”.Segundo ele,a mesma economia que
ajudou a trazer os grandes shows está os afastando.”Se a economia vai
mal,ninguém compra ingresso e o patrocinador não bota dinheiro no show ou
festival,porque não vai dar lucro”.
Apesar dos sinais de que tudo vai mal,o Planeta Terra,que
acontece no mês de novembro em São Paulo está com sua sétima edição confirmada,para
o Jockey Club.É esperar para os próximos passos.
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